terça-feira, 7 de julho de 2015

Um rapaz de 20 anos descobre a forma de limpar um oceano.

Um rapaz holandês com 20 anos de idade, Boyan Slat, é quem lidera um dos projetos mais ambiciosos para limpar o oceano


A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são jogados nos mares. O plano de Slat consiste em instalar enormes barreiras flutuantes em locais de marés rotativas pela mundo (chamadas de giros), e deixar que o plástico flutue naturalmente para dentro destas barreiras. E diferente de barreiras de redes, que prendem e matam a vida oceânica, elas são grandes amortecedores em formato de V.

A corrente marítima passa por baixo das barreiras, permitindo que animais oceânicos passem por baixo dela sem correr riscos. Já o plástico flutuando, por sua vez, é funilado para cima e se concentra na superfície da água, de onde pode ser recolhido com facilidade.

A organização de Slat trabalha sem fins lucrativos, a Ocean Cleanup e  se tudo for de acordo com os planos da empresa, mais destas estruturas que recolhem plástico serão instaladas pelo mundo.

Serão enviados 50 navios para vasculhar a área entre o Havaí e a California a fim de criar o primeiro mapa em alta resolução de plástico flutuando no Oceano Pacífico.

A equipe de Slat conta com 100 oceanógrafos, engenheiros navais, tradutores, designers e outros. 
Realmente, é uma grande ideia que começará a ser utilizada em 2016   
(Bryan Lufkin)

2 comentários:

Vilma disse...

Parabéns!O Planeta agradece.

Vilson Censi disse...

É de pessoas assim que nosso planeta precisa: gente que se preocupa com o meio ambiente e age!