quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Havaí também tem lugares com uma paisagem mais inusitada.

O Havaí é famoso pelas praias de areia dourada,  Em algumas das ilhas do arquipélago, turistas podem visitar praias de areia preta, vermelha e até verde.
Vulcões da região geraram fenômeno raro em algumas ilhas.

Big Island, Molokai e Maui, por exemplo, têm praias de areia preta. A ilha de Maui tem também uma de areia vermelha, e Big Island tem uma praia de areia verde, ambas raras e fora do circuito turístico tradicional.
Enquanto a areia dourada comum é feita de pequenos pedaços de coral e conchas quebrados pelas ondas do oceano ao longo do tempo, as cores mais incomuns encontradas nas praias do Havaí podem ser atribuídas aos vulcões da região.

Uma nova praia de areia preta foi formada em Big Island depois que a lava do vulcão Kilauea engolfou o vilarejo de Kalapana em 1990, destruindo muitas das casas.
A lava derretida também preencheu a baía de Kaimu, cobriu a praia que estava lá e se estendeu pela costa. Assim que a lava esfriou, os moradores cultivaram coqueiros no local.
Hoje, um pequeno centro de visitantes mostra fotos da área antes do desastre. É preciso caminhar de 10 a 20 minutos na trilha do campo de lava para chegar ao oceano.
Ondas brancas e fortes quebram nas rochas pretas de lava. Não é recomendável nadar, já que as ondas e a corrente são traiçoeiras, mas a vista é única. Também impressiona saber que a praia tem apenas 25 anos de idade – mais jovem do que alguns visitantes.

A baía de Kaihalulu, em Maui, perto da cidade de Hana, abriga esta praia de areia vermelha única, rodeada por falésias da mesma cor em forma de torre.
O mar azul quebra na costa avermelhada gerando uma bela paisagem, mas não é permitido nadar porque as condições do oceano são imprevisíveis.
De difícil acesso, é uma das poucas praias de nudismo do Havaí por causa de seu isolamento. Praia de areia vermelha é de nudismo
Ali perto fica Hamoa Beach, que tem uma mistura de areias branca e preta e é uma das praias mais populares da área.

 Big Island fica a praia de areia verde Papakolea, rodeada por falésias cor de oliva. Cristais de um mineral esverdeado que erodiram de um vulcão antigo são os responsáveis por essa cor. Areia verde é raridade.
A areia em si não tem uma cor tão vibrante quanto alguns tons de verde que ficam na trilha que levam até a praia. É permitido nadar, mas com cuidado, pois não há salva-vidas.

É bom lembrar que é ilegal remover areia das praias do Havaí – seja ela verde, vermelha, preta ou dourada.
(G1)

Nenhum comentário: