sábado, 3 de maio de 2014

Maior triciclo do país



O maior triciclo do Brasil foi inventado por Elvis de Almeida, conhecido como Boby, na cidade de Cosmópolis (SP). O veículo pesa 5.100 kg, fora os 347 litros de combustível. São 6,4 m de comprimento, 2,8 m de largura e 2,85 m de altura.
Com funcionamento hidráulico, a máquina não possui embreagem ou marchas. O triciclo gigante pode chegar a 90km/h. De acordo com o inventor, o sistema de transmissão é ecologicamente correto, pois não é necessário substitui o câmbio futuramente.
Apesar de ser um projeto grandioso, a ideia surgiu sem nenhuma pretensão de Boby. No ano de 2008, o inventor consertava máquinas de terraplanagem quando um cliente não pagou pelos serviços, mas ofereceu o valor da dívida em peças de equipamentos agrícolas. Boby aceitou para não ficar com o prejuízo de 37 mil reais. “Depois de dois anos que ele estava me devendo, ofereceu as peças. Já estava perdendo mesmo, por isso aceitei. Fui até a loja e peguei motores a diesel, rodas, ferro em geral. Levei dois caminhões cheios para casa”.
Após três meses com o material sem uso no quintal, decidiu fazer o triciclo gigante. “Minha mulher já estava incomodada com todo aquele ferro parado, queria utilizar aquelas peças. Aceitei como um desafio”.
Foram quatro anos de dedicação na obra que custou em torno de 350 mil reais em materi
ais. Segundo o inventor, ele ainda possui dívidas de financiamentos realizados para produzir o veículo. “Até hoje estou devendo. Muita gente pensa que quis me engrandecer, me mostrar; Não foi nada disso, foi por falta de dinheiro mesmo que comecei fazer. Já tinha perdido o pagamento e não queria perder também os equipamentos”, explica.
O triciclo gigante do Boby tem 6,40 m de comprimento, 2,80 m de largura e 2,85 m de altura. - Divulgação: RankBrasil
(http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0WHV/Maior_Triciclo_Do_Pais)

Planos
Além de cuidar do sítio no interior de São Paulo, o paulistano participa de eventos em todo o país. Apresenta-se em shows, festas, feiras e exposições. Para ele, a máquina é motivo de orgulho. “Depois de todo esse trabalho feito por um brasileiro, o veículo está aí à disposição. É um triciclo que pode participar até de clipes. Sinto muito orgulho em entrar para o RankBrasil e ver as pessoas olhando, curiosas, querendo conhecer o triciclo”.
Muito feliz com os resultados de sua invenção, ele pretende trabalhar mais. Segundo o recordista, novidades estão por vir. “Talvez uma nova invenção, me sinto animado para criar algo. Tenho também um sonho de participar da abertura da Copa. Seria muito gratificante”, confessa.


Boby é casado com Solange Aparecida e tem três filhos: Sullivan, Lewis e Elvis filho.

Especificações técnicas
Eixo dianteiro1.220 mm de comprimento por 140 mm de diâmetro
Rolamento220 mm de diâmetro externo
Rolamento140 mm de diâmetro interno
Rolamento80 mm de largura
Direção (guidão)hidráulico por meio de pistão
Comprimento6.400 mm
Largura2.800 mm
Altura2.850 mm
Entre eixo4.450 mm
Roda dianteira aro26.5 polegadas
Pneu dianteiro600/55/26.5
Roda traseira800 mm 32 polegadas
Pneus traseiros24.5 L32
Capacidade tanque de combustível274 litros
Capacidade tanque óleo hidráulico (transmissão)145 litros
Consumo 3.1Kilômetros por litro de combustível
Peso bruto5.100 kg
Buzinatrês cornetas em alumínio (518 decibéis)
Eletrica24 volts
Bateria2 baterias de 180 amperes
Comando de velocidadeJoistc
Motorquatro cilindros 2 tempos 220 cavalos de força
Capacidade de carga2 lugares
Estabilidade7 (de 0 a 10 )
Estabilidade em curva9 (de 0 a 10 )
Consumo7 (de 0 a 10 )
Conforto7 (de 0 a 10 )
Visibilidade10 (de 0 a 10 )
Frenagem8 (de 0 a 10 )
Retomada9 (de 0 a 10 )   

Nenhum comentário: