quarta-feira, 23 de abril de 2014

A maior rapadura do Brasil




A Maior rapadura do Brasil foi produzida em Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE). O doce de 5,113 toneladas mede 1,8 m de largura por 3,7 de comprimento e possui 27 centímetros de espessura. Foram necessárias 30 toneladas de cana, dois mil quilos de açúcar e três mil litros de mel para produzir a guloseima. Seis pessoas ficaram responsáveis pela produção da receita.
O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, esteve no Complexo Tradição para medir a iguaria. De acordo com a proprietária do engenho, Maria do Socorro Pereira, conquistar o recorde é motivo de muita alegria. “Nos sentimos muito vitoriosos. Graças a Deus fizemos um trabalho que deu certo. Só da patente da rapadura ficar com o Brasil, já foi uma vitória e agora que conseguimos o recorde estou muito feliz”.
A recordista refere-se a disputa que o Brasil teve com a Alemanha pela patente do doce. Em 2005 produtores brasileiros descobriram que uma empresa de alimentos orgânicos da Alemanha, chamada Rapunzel, teria registrado a rapadura como uma marca de açúcar orgânico no país e também nos EUA. Dessa forma, qualquer exportador brasileiro que vendesse o produto com esse nome para os países seria obrigado a pagar royalties à organização pelo uso da marca registrada. Assim começou uma verdadeira luta dos fabricantes brasileiros para recuperar a patente para o nosso país.

A rapadura é nossa!
A ideia de fazer a receita gigante surgiu como protesto em 2006. Para Maria do Socorro, foi com muito esforço que os fabricantes brasileiros conseguiram a marca de volta. “Graças a muito protesto que a rapadura é nossa novamente. Foram três dias de manifestações e por isso, fizemos a gigante em 2006. Em 2007 foi feito de novo. Só em 2008 saiu a decisão e agora fazemos sempre para comemorar”. Na primeira edição o produto tinha 1.351 Kg.

Inclusão
Além do tamanho, outra novidade este ano é que os visitantes puderam participar do processo. Alunos de escolas públicas da região tiveram a oportunidade de preparar a receita. Turistas também puderam aprender como é feito o doce típico da cidade. O Nordeste é o maior produtor de rapadura do país e o Ceará lidera a lista.

Nenhum comentário: